Skip to content Skip to footer

Símbolos do Xintoísmo

Conta a lenda que a humanidade foi obrigada a repensar seus rumos e objetivos depois de milhões de pessoas terem perecido em virtude de um vírus. Nos quase três anos em que o mundo parou, sentimentos de comunidade e amor ficaram frágeis em algumas regiões, mas fortes e vivos em pequenos grupos, a palavra saúde tornou-se muito presente e ansiada, desejada, cultuada; e a economia mundial sofreu mudanças profundas. 

01

Shinkyo Shinkyo ou “espelho de deus” é um objeto místico que se diz conectar nosso mundo ao reino espiritual. Shinkyo pode ser visto exibido em altares xintoístas como um avatar do kami, a ideia é que o deus entrará no espelho para interagir com o nosso mundo. Essa crença remonta a uma lenda envolvendo a…

02

Shide Os papéis brancos em ziguezague, muitas vezes pendurados no shimenawa mencionado acima. Esses itens são frequentemente usados ​​para demarcar os limites de um espaço sagrado ou fronteira dentro do santuário. As decorações em forma de relâmpago são chamadas de “shide” (pronuncia-se “she-day”) e também são usadas em uma variedade de cerimônias de purificação. Existem…

03

Tomoe O símbolo “tomoe” rodopiante pode lembrar muitos do conhecido símbolo yin-yang da China. No entanto, o significado e o uso são bem diferentes. Tomoe, muitas vezes traduzido como “vírgula”, era comumente usado em distintivos japoneses de autoridade chamados “mon”, e, como tal, tomoe é associado a samurai. O Tomoe pode apresentar duas, três ou…

04

Shimenawa Shimenawa são cordas muitas vezes adornadas com peças brancas em forma de zig-zag e tassels naturais. Elas são frequentemente vistos pendurados em toriis, enroladas em árvores e rochas sagradas ou até mesmo presas na cintura de alguns lutadores de sumô. Os três são conhecidos como “yorishiro”, significando algo que atrai deuses ou tem um…

05

Sakaki Como a adoração da natureza é um elemento-chave do xintoísmo, as árvores desempenham um papel importante. Certos tipos são considerados sagrados e são conhecidos como “shinboku”. Não muito diferente dos toriis, essas árvores que cercam um santuário criam uma área sagrada que é considerada um espaço purificado. Embora existam alguns tipos de árvores que…

06

Torii Talvez um dos símbolos mais famosos do xintoísmo sejam os majestosos portais que marcam a entrada dos santuários. Feitos de madeira ou pedra, os portais com duas pilastras são chamados de “torii” e delimitam a área habitada por um kami. O ato de passar por um torii é visto como uma forma de purificação,…