TOKYO + YAMANASHI + KYOTO + NARA
Durante 13 dias (15/04 a 27/04 de 2024), a Kami No Michi promoveu uma imersão profunda no Shintoísmo, em quatro cidades no Japão: Tokyo, Yamanashi, Kyoto e Nara. No encontro, foram reunidos participantes que foram selecionados para serem iniciados em rituais e nas principais artes que surgiram a partir da filosofia shintoísta, além de conhecerem os conceitos primordiais e as práticas fundamentais do que é considerado o modo de ser japonês.
Nessa jornada – uma mistura de turismo, conhecimento e reflexão – os consultores trabalharam para reconectar a missão individual de cada participante, no que é chamado de caminho para um encontro consigo mesmo, a “descoberta interior” (Basho).
Em cada cidade, o grupo visitou santuários e participou de oficinas de arte e ofícios que tiveram origens no Shintoísmo.
A imersão não foi um “retiro espiritual”, nem um itinerário turístico VIP, pelo contrário, mas um encontro com pessoas que estavam em condições de serem iniciadas na filosofia antiga do Shinto. Não é uma viagem fácil ou com os luxos e confortos de um roteiro turístico – mas, com toda certeza, quem participou foi desafiado a se conhecer profundamente. E a encarar as próprias sombras e luzes que nos fazem humanos.