Shinkyo
Shinkyo ou “espelho de deus” é um objeto místico que se diz conectar nosso mundo ao reino espiritual. Shinkyo pode ser visto exibido em altares xintoístas como um avatar do kami, a ideia é que o deus entrará no espelho para interagir com o nosso mundo. Essa crença remonta a uma lenda envolvendo a deusa do sol japonesa, Amaterasu, que uma vez se escondeu em uma caverna, mergulhando o mundo na escuridão. A fim de persuadi-la a sair da caverna, vários outros deuses se reuniram do lado de fora da caverna e deram uma festa. Os deuses penduraram joias e um espelho de uma árvore sakaki na frente da caverna para distrair a atenção de Amaterasu caso ela se aventurasse do lado de fora. Curioso com os barulhos festivos, Amaterasu espiou para fora da caverna e perguntou por que os outros deuses estavam comemorando. Em resposta, ela foi informada de que havia uma deusa ainda mais bonita do que ela fora da caverna. Ao sair da caverna, ela foi recebida pelo espelho e seu próprio reflexo, momento em que os outros deuses aproveitaram a oportunidade para selar a caverna com um shimenawa.
Este mesmo espelho foi dado mais tarde ao neto de Amaterasu com as instruções para adorá-lo como se fosse a própria Amaterasu. Desta forma, não se reza necessariamente para um shinkyo, mas sim para o deus daquele santuário para o qual o espelho está agindo como um avatar físico. O shinkyo é considerado um “shintai”, ou um substituto físico que o kami pode habitar no reino humano.
A propósito, a caverna descrita na lenda é na verdade um lugar real, agora chamado de Santuário Amanoyasugawara, na província de Miyazaki.